Preparação para o Baptismo

alt

 

A palavra discipulado vem do latim discipulatu e significa “aprender”, “aprendizagem”. Relaciona-se com a palavra tirocínio, que significa: “aprendizado; exercício; prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas”.

O Espírito Santo também está incumbido pelo Pai de revestir a igreja de poder, a fim de fortalecê-la e protegê-la contra toda as investidas de Satanás além de torná-la fiel testemunha de Cristo por onde que que for, Atos 1:8.

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo,

e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em

toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

 

Discipulado para Novos Convertidos (DNC), coordenado pela Mariza Costa, este é um curso preparatório para o baptismo.

Todos os Domingos às 10:00hs da manhã.

 

SIGNIFICADO DO BAPTISMO

 

Numa conversa com Nicodemos, o líder da comunidade religiosa que foi ver Jesus à noite, Jesus ressaltou para ele a importância e o significado do batismo:

"Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo... se não nascer da água e do Espírito". João 3:3, 5 

Portanto, de acordo com Jesus, precisamos ser nascidos "da água e do Espírito". "Nascer do Espírito" significa entrar numa nova vida mediante uma mudança de mente e de coração. Por envolver um tipo de experiência completamente novo, e não apenas um aperfeiçoamento do velho estilo de vida, o ato de fazer parte do reino de Deus é denominado novo nascimento.

O baptismo pela água é um símbolo exterior que retrata a mudança interior. Quando um novo convertido é baptizado, ele passa a ter o reconhecimento de seu compromisso com Cristo e como símbolo da transformação que o Espírito Santo passa a operar em seu caráter.

Nossa salvação é possível em virtude de três grandes atos de Cristo:

"Cristo MORREU pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi SEPULTADO e RESSUSCITOU no terceiro dia, segundo as Escrituras". I Coríntios 15:3, 4

Cristo possibilitou a nossa salvação mediante a Sua morte, sepultamento e ressurreição.

"Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos BAPTIZADOS EM SUA MORTE? Portanto,fomos SEPULTADOS COM ELE na morte POR MEIO DO BAPTISMO, a fim de que, ASSIM COMO CRISTO FOI RESSUSCITADO DOS MORTOS mediante a glória do Pai, TAMBÉM NÓS VIVAMOS UMA VIDA NOVA". Romanos 6:3, 4

Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado, e então ressurgiu da tumba para nos dar uma nova vida de justiça. Ao sermos baptizados, estamos simbolicamente participando de Sua morte, sepultamento e ressurreição. O baptismo significa que morremos para o pecado com Cristo, sepultamos nossa vida de pecado com Cristo, e estamos ressurgindo para viver "uma nova vida" em Cristo. A morte e a ressurreição de Jesus se tornam a nossa própria morte e ressurreição. Deus pode fazer com que morramos para o pecado, como se tivéssemos crucificado nossa vida de pecado. Ele pode nos ressuscitar para as coisas do Espírito, como se estivéssemos ressuscitando dos mortos.

O ato físico do baptismo representa simbolicamente os passos da conversão. Primeiramente, somos mergulhados na água, somos imersos completamente, da mesma forma que uma pessoa que morre é enterrada e coberta com terra. Isso mostra que estamos desejosos de morrer com Cristo e enterrar nosso velho estilo de vida. O batismo é um funeral, uma despedida formal de uma existência na qual o pecado nos dominava. Então, somos erguidos da água pela pessoa que está nos batizando, da mesma forma que uma pessoa é ressuscitada do túmulo. Isso mostra que somos uma "nova criação", que recebemos a "nova vida" prometida por Deus.

Apenas o batismo por imersão pode demonstrar precisamente o verdadeiro significado do batismo: morte, sepultamento e renascimento. O "baptismo por aspersão" não simboliza adequadamente o novo nascimento.

O baptismo é motivo de grande alegria porque aqueles que colocam sua fé em Cristo têm a certeza da vida eterna.

"Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16).

Quando somos baptizados, iniciamos uma caminhada que nos leva para o alto, em direção à felicidade eterna.

 

Topo